CASA DE PASSAGEM

O Memorial pretende atrair jovens e investigadores, nacionais e estrangeiros, para o estudo dos temas relacionadas com a história da escravatura e da região de Cacheu. Neste âmbito, assumindo especial relevância o estabelecimento gradual de relações com instituições congéneres, africanas, europeias e americanas, o Memorial criou condições adequadas ao seu acolhimento com a construção de uma Casa de passagem.

A Casa de passagem do Memorial, que consta de três quartos duplos, entrou em função em 2019, desempenhando desde o início uma função fundamental para o funcionamento do Memorial, facilitando a implementação de todas as atividades técnicas e científicas, garantindo hospitalidade para pesquisadores, técnicos, estudantes e professores. Constituiu ao mesmo tempo uma importante fonte de recursos económicos para a sustentabilidade económica e financeira do Memorial.

Os quartos foram nomeados para homenagear a memoria de grandes personagens ou comunidades que marcaram a história da Guiné e da escravatura no mundo atlântico, com episódios de resistência e luta pela liberdade: Benkos Bioho, Bacampol-Có, Quilombola.

Os três quartos duplos, acessíveis também para pessoas com mobilidade reduzida, dispõem cada um de quarto de banho privado, mesa de trabalho, luz natural e eletricidade às 24h. Aconselhamos todos os pesquisadores/hospedes de reservar com antecedência escrevendo ao contato email do Memorial: memorialescravatura.cacheu@gmail.com ou de AD: ad.gbissau@gmail.com