CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS

O Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Memorial é uma unidade funcional do Memorial que tem como objetivo facilitar e promover estudos e pesquisas sobre a história de Cacheu e de Guiné-Bissau, história da escravatura na costa de Guiné, processos de memorialização da escravatura, cultura material e imaterial de Cacheu. Com os novos espaços funcionais do Memorial, como o Centro de Documentação, as salas de estudo e leitura, a casa de passagem para investigadores, a sala de formação, o auditório e o museu, o trabalho de promoção de estudos e pesquisas do CEP encontrou melhores condições para a sua funcionalidade e exigências, conseguindo apoiar muitas iniciativas e projetos de investigação. Entre as funções fundamentais desempenhadas nestes anos está certamente o trabalho de coordenação entre as diferentes iniciativas de investigação e a participação na definição de novos projetos de pesquisa. O CEP do Memorial assegurou o apoio aos estudos e pesquisas realizados por investigadores nacionais e estrangeiros, na recolha dos conhecimentos e saberes dos “velhos”, na prospeção e fixação da história oral, na gravação de músicas e canções populares e étnicas, na promoção junto da juventude de um espírito de investigação e criatividade.

O Centro de Estudos e Pesquisa facilitou a identificação e marcação de locais históricos, a realização de campanhas arqueológicas para resgatar a história silenciada das pessoas escravizadas em Cacheu, o estudo de questões históricas e culturais de Guiné-Bissau e a sua relação com o Brasil, Europa e mundo muçulmano, projetando o Memorial de Cacheu na rede internacional dos centros ligados à investigação sobre escravatura e ao tráfico negreiro.

A realização, entre 19 e 22 fevereiro 2020, do “I Simpósio Internacional “Cacheu caminho de escravos. Histórias e memórias da escravatura e do tráfico na África Ocidental”, organizado pelo CEP do Memorial em Cacheu, foi um evento marcante e cientificamente muito significativo: contou com a participação de investigadores e especialistas reconhecidos, procedentes de África, Europa e América, e permitiu fazer uma avaliação do estado dos conhecimentos sobre a história da escravatura na região.

Cacheu de si cultura i istoria

No momento em que a ação “Cacheu de si cultura i istoria” terminou, outras inciativas e projetos com a participação do Memorial/AD como parceiro oficial, já tinham sido lançadas, tanto a nível nacional, que internacional, com efeitos multiplicadores notáveis nas áreas da pesquisa arqueológica, da pesquisa histórica e geográfica, da musealização, da comunicação visual, do turismo de raízes, do cinema, iniciativas que permitem continuar a perseguir os objetivos do Memorial. Aqui algumas das iniciativas/projetos já aprovadas eem curso de implementação:

1. Projeto arqueológico A Town of Three Worlds: Archaeology of Violence and Cosmopolitanism in the Slave Trade Port of Cacheu, Guinea-Bissau (2021-2022) financiado pelo National Geographic USA, com a primeira campanha arqueológica a realizar em março-abril 2022.

2. Projeto Ecologias da Liberdade: Materialidades da Escravidão e Pós-emancipação no Mundo Atlântico (2022-2024), financiado pela Fundação para Ciências e Tecnologias – FCT (Portugal) e promovido no contexto da parceria entre o Memorial da Escravatura de Cacheu e o Centro de História/UNIARQ-Centro de Arqueologia, da Universidade de Lisboa, que prevê também a criação de um arquivo arqueológico de referência para faunas da sub-região no Memorial da Escravatura de Cacheu, a realizar pelo Laboratório de Arqueociências (LARC) de Lisboa, estrutura de investigação da DGPC do Ministério da Cultura de Portugal;

3. Projeto de investigação Topografias do tráfico negreiro ao longo do Rio Cacheu, Guiné-Bissau, séculos XVI – XIX (2021-2024), financiado pela Fundação para Ciências e Tecnologias – FCT (Portugal), apresentado pela bolsa de Doutoramento da arqueóloga Sara Teixeira Simões que irá juntar-se nas pesquisas arqueológicas atualmente em curso, dirigidas pelo Dr. Rui Gomes Coelho.

4. Projeto de investigação eM.P.orA. Turismo, Memoria e Patrimonio in Africa Occidentale ed Europa” (2021-2022), financiado pela Universidade IULM de Milão sobre turismo memorial em Cacheu e no Mundo Atlântico.

5. Projeto Apropriação participativa de memórias fotográficas coloniais: o arquivo e a construção de novas narrativas na Guiné-Bissau” (2020-2022) projeto artístico participativo e colaborativo coordenado pela Dr.a Maria Kowalski (Universidade Nova de Lisboa, programa Photo-Impulse), pela reapropriação das imagens coloniais.

Outros projetos com o Memorial de Cacheu/AD como parceiro oficial foram apresentados em 2021 e estão na fase de avaliação, e são os seguintes:

6. Projeto Vida, Morte, Liberdade e Movimento”, projeto colaborativo, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de Bristol, Inglaterra, liderado pelo Prof. José Lingna Nafafé, centrado sobre a história da escravatura no mundo atlântico de língua lusófona.